domingo, 18 de setembro de 2011

Projeto de Pesquisa Científica

O que é um projeto de pesquisa?
É uma espécie de documento em que nele você irá propor, através de um tema, um problema, teorias, metodologia, etc., uma pesquisa científica que você fará. O projeto deve respeitar algumas regras e ordens.

Veja quais:


_____________________________________________________________________
Escolha do Tema

Existem alguns fatores que você deve levar em conta na hora de escolher o tema como: afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal; tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa (se você não terá muito tempo, deve simplificar ou mudar seu tema); o limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido; a significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais (não faça de seu trabalho de pesquisa uma mera revisão de algo já existente, a pesquisa serve para trazer algo novo); material de consulta e dados necessários ao pesquisador (você deve estar em contato com os livros e as informações necessárias e com seus corpus de análise).


______________________________________________________________

Levantamento ou Revisão de Literatura 

Leve em consideração o tema escolhido.

Exemplo: Se o seu tema for levar em conta os estudos da habilidade de Speaking (fala) no ensino do inglês como segunda língua, busque teorias, ou teóricos que tratem do assunto sobre o ensino do inglês como segunda língua e da habilidade de speaking.


_____________________________________________________________________

Problema 

O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. 

O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta.   Mas também pode ser expresso em forma de afirmação.

  Exemplos:
Tema: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça.
Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade. 

Tema: A habilidade de leitura; a importância de um bom nível na habilidade de leitura.
Problema: Qual o nível de habilidade de leitura dos alunos da escola Tal?


_____________________________________________________________________

 Justificativa 

        A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância para a sociedade ou para alguns indivíduos.
 
      
OBS.: Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do TEMA a ser estudado, ou justifica a necessidade de se levar a efeito tal empreendimento. 


_____________________________________________________________________

Objetivos 

        A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim.
        
Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos. 

O objetivo geral é o que você pretende com tal pesquisa:

Exemplos 1 e 2:
(1) "No presente projeto de pesquisa, objetivo investigar criticamente a maneira como a música é trabalhada nos livros didáticos e como os professores lidam com esse tipo de dinâmica".


(2) - "O objetivo desta proposta é pesquisar a influência que a língua italiana exerce na linguagem cotidiana dos descendentes de imigrantes de italianos e habitantes da região de Ijucapirama, terceiro distrito de Jaguari - RS, e contudo, visar ao destaque das variedades linguísticas encontradas na fala dos imigrantes de italiano e habitantes da região".

Os Objetivos específicos são outros objetivos que você precisará atingir para alcançar o geral:         
Exemplos 1 e 2:  
(1)

  • Observar como os professores trabalham com a música no ensino do português;
  • Levantar a prática de ensino com a música como forma de aprendizado nos livros didáticos de língua portuguesa.


(2)

  • Pesquisar as variações linguísticas no contexto de influência da íngua italiana;
  • Arrolar as variações encontradas em relação à linguagem no sentido geral: termos, expressões orais e pronúncia;
  • verificar  situação de conflito entre o dialeto italiano e a língua portuguesa.



OBS.: Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa, etc..


_____________________________________________________________________

Metodologia 

        Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.
        
         É a explicação do tipo de pesquisa (qualitativa, quantitativa, de campo, por exemplo), do instrumental utilizado (questionário, entrevista, etc.), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.


_____________________________________________________________________




 Cronograma 

        Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho.
        Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador. 

Exemplo (para uma pesquisa de duração de 1 ano):

1 - Levantamento da literatura.
2 - Montagem do projeto.
3 - Coleta do dados.
4 - Interpretação dos dados.
5 - Elaboração do artigo final.
6 - Revisão do texto.
7 - Entrega do trabalho.


Quadro 1- Cronograma das atividades do projeto.

2011
2012
Atividades
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
1
x
x
x
x
x







2



x
x







3




 x
x






4






x
x




5







x
x


6










 x

7










 x



_________________________________________________________________

Para obter o modelo de projeto de pesquisa da UNIFRA, acesse o link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário